Controle Biológico:
Equilíbrio das Pragas nas Lavouras e a Importância dos Inimigos Naturais
Por Matheus Penteado
Para entender o conceito de controle biológico devemos saber o que é o nível de dano econômico das pragas nas lavouras, tal nível está relacionado com o conceito de população das pragas, que podemos dizer ser um grupo de indivíduos da mesma espécie, que habita a mesma área e cujas mudanças numéricas são determinadas por processos de nascimento e morte, dispersão e migração. Na natureza, as populações estão imersas em uma rede de interações com outros organismos, além de interações com o ambiente físico que causa mortalidade e controle das espécies. A combinação das relações, tanto intraespecíficas (interações de indivíduos de espécies diferentes) e tanto interespecíficas (interações de indivíduos da mesma espécie), explicam de forma simples porque é possível perceber uma predominância de vegetação verde e certo equilíbrio entre pragas e ecossistema. Acompanhe no texto a relação de controle de populações de pragas e os resultados no campo.
Um exemplo simples de relações entre populações diferentes é a interação de inimigos naturais, que além de ser o principal fator para o controle biológico é importante para manter um estado de equilíbrio dinâmico dentro do ecossistema. A interação pela qual uma população é capaz de manter-se dentro de limites máximos e mínimos em torno do ponto de equilíbrio é conhecida como regulação populacional, esse conceito implica que o inimigo natural não é apenas um fator de mortalidade quando em contato com a população praga, mas é capaz de manter a população da praga em controle em um nível que não de prejuízos ao produtor rural. Quando a presença ou a introdução da população do inimigo natural reduza pressão de pragas para um nível inferior ao de dano econômico, podemos dizer que chegamos a um nível de controle populacional ideal para o desenvolvimento das lavouras.
Para atingir o controle ideal, o produtor deve se atentar as pragas presentes em suas lavouras para um posicionamento correto dos seus inimigos naturais de forma aumentativa. Outro fator extremamente importante para ficar atento são os fatores chamados de abióticos, que consistem em condições climáticas, como temperatura, umidade relativa do ar e luminosidade, além de eventos meteorológicos eventuais como secas, chuvas torrenciais e geadas, todos esses fatores são capazes de afetar de forma direta as populações, alterando a sobrevivência, longevidade e fecundidade dos inimigos naturais e das próprias pragas. Estar atento aos fatores bióticos e abióticos leva a uma aplicação eficiente de produtos biológicos; por isso, é importante estar bem assessorado por profissionais capacitados para orientar um manejo mais adequado.
Lembrando que cada produto biológico possui suas particularidades, por tanto a necessidade de o fabricante dos produtos sempre informarem a seus clientes sobre suas especificidades. No mercado em ascendência e com poucas informações sobre produtos biológicos a organocampo sai na frente da corrida agrícola, contando com profissionais capacitados e experientes no manejo de lavouras com produtos biológicos e produtos comprovadamente resistentes e de alta qualidade e eficiência, a empresa fornece o melhor atendimento do ramo para o produtor, entre em contato com nossos especialistas para marcar uma visita do nosso time a sua propriedade.